Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

De quem é a culpa?


A catástrofe na região serrana do Rio de Janeiro é noticiada com todo alarde, comove corações e mentes, mobiliza governo e solidariedade. No entanto, cala uma pergunta: de quem é a culpa? Quem o responsável pela eliminação de tantas vidas? A catástrofe que se bateu no Rio de Janeiro é noticiada com todo alarde, comovendo o Brasil inteiro. No entanto, caberia uma pergunta: de quem é a culpa?

À mídia interessa o espetáculo, seja onde for que aconteça, mas sem jamais abordar as causas. Como a imprensa não levanta essas questões de fundo, fica-se a impressão de que a culpa é do acaso, ou se quiser, de castigo, de São Pedro, essas coisas. São Paulo e outros municípios tiveram – e continuam – tendo seus problemas com inundação, que sempre vitimiza a população carente, morando em áreas de risco, em barracos, bem distante do poder publico.

Foi Darwin quem nos ensinou que, na natureza, sobrevivem os mais aptos. “E o sistema capitalista criou estruturas para promover a seleção social, de modo que os miseráveis encontrem a morte o quanto antes”.

“É esse darwinismo social, que tanto favorece a acumulação de muita riqueza em poucas mãos” (65% da riqueza do Brasil estão em mãos de apenas 20% da população), que faz dos pobres vítimas do descaso do governo, da falta de planejamento, do abandono das políticas comprometidas com o bem comum, com o social, ignorando os marcos regulatórios  da boa política e anabolizam a especulação imobiliária, empurrando a população para áreas de risco, sem esgoto, sem pavimentação, etc.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *