Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Direitos humanos e sua negação

Colunista da Folha de São Paulo, Vinicius Motta tenta, em artigo com o titulo "A miséria da Sociologia", explicar a pouca importância da luta pelos direitos humanos. O artigo cai no lugar comum, além de reproduzir um discurso da ideologia que tem sua gênese nos pré-tempos coloniais. Para o colunista do Jornal, não são as contradições objetivas do social que reproduzem a violência e a desestruturação do tecido social. Não; os problemas da sociedade são explicados somente pela má índole de pessoas desajustadas. São o resultado da ação "individual" daqueles que não conseguem viver como "civilizados" na sociedade. 

Para o colunista essa "ladainha" dos "direitos humanos" é mais um "preconceito" do que uma preocupação em defender a vida. E vida, pensa o colunista, tem seu valor de acordo com o que é assegurando na ostentação de bens que são obtidos - desde os tempos coloniais - no mais incólume processo histórico de uma classe que não se insere nas responsabilidades pelas mazelas que afligem o nosso violento quadro social. 

Enquanto encontramos todos os indícios de que esse modo de vida que quer o Vinicius, centrado no puro individualismo, leva a derrocada de qualquer projeto humano, não perdemos a visão prospectiva nos reptos da globalização, para assegurar o direito á defesa da vida, da dignidade, da paz, da justiça social, por um mais ser do homem em qualquer lugar da terra. 

Negar que os problemas sociais existem por causa da imensa desigualdade social, que a violência é o mero resultado de ação de indivíduos violentos é negar a ideologia com que recobre uma longa historia de violência que está estruturada na própria historia da formação deste país; é por emplastro sobre a estrutura hegemônica regida por uma ideologia de dominação de séculos, e pela marginalização radical do perigo que esse universo midiático que impor na troca da verdade pela indução de seus simulacros. 

Helder Modesto - filósofo, escritor e professor

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *