Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

O desafio de se fazer um desenvolvimento sustentável




A falsa perenidade com que alimentava o ruído do progresso a qualquer custo, isso desde a revolução industrial, soou num erro rotundo. As previsões de fazer da natureza o objeto de exploração infinita levou a humanidade a entrar na sua pior crise. Gerou-se uma enorme riqueza no mundo, mas ela não foi distribuída e nem respeitou-se os limites da sua opulência dependente.

A incapacidade do capitalismo de mitigar a pobreza no mundo pode significar uma total crise das finanças e da forma como o próprio conjunto da sociedade está posto.  Seguramente que o processo de redução da desigualdade não pode passar sem o envolvimento dos empreendimentos do setor privado.

Encolhidos pela estabilização do crescimento e pelo envelhecimento da população, os mercados dos países ricos já estão saturados. São palco de uma competição tão intensa, que, com frequencia, torna-se predatória e ruinosa para todos os envolvidos. Já o potencial de mercado dos países em desenvolvimento em geral é relegado pelas empresas, que tendem a enxergar apenas seus “bolsões” de riqueza, disputados de maneira igualmente intensa e, não raro, predatória.

A projeção populacional para 2025 prevê uma concentração de 85% das pessoas vivendo em países em desenvolvimento ( hoje não são cerca de 80%). Além disso, dos 7 bilhões de seres humanos que vivem no planeta, cerca de 1,1 bilhão vive na condição de miserável. Atualmente, 2,4 bilhões são crianças e adolescentes, e vivem predominantemente nos países em desenvolvimento (Almeida).

Desenvolvimento sustentável, portanto, passa por uma tomada de consciência de todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Não haverá como equalizar essa situação sem que haja uma mudança completa. Não sabemos como ela se dará, de que forma e quando, mas sabemos que terá que mudar. Não haverá saída sem uma mudança total no mundo da economia, que afeta tudo e a todos.

Helder Modesto - filósofo, escritor e professor

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *